terça-feira, 18 de setembro de 2012

Características do Movimento


Existem certas características que marcaram o movimento, são elas:

    MúsicaÉ importante lembrar que não existe um género musical que se apelida de "Hippie". Existem vários gêneros musicais que eram muito escutados dentro do movimento. São eles o Rock Psicadélico, o FolkWorld (música tradicional de vários países), músicas de intervenção social e que levem a uma meditação acerca da consciência humana, acerca dos efeitos da drogas no corpo, a alienação, entre muitos outros temas que componham as letras. Artistas como String Cheese Incident e Widespread Panic, The Grateful Dead, Traffic, Incredible String Band e The Strawberry Alarm Clock são boas bandas Hippies. Alguns músicos Hippies como Donovam and Crosby, Stills, Nash & Young continuam activos hoje. Jimi Hendrix, Janis Joplin, Carol King, The Beatles, Carlos Santana, Cream, Bob Dylan (muito importante), Melanie Safka, Pink Floyd, Joan Baez e The Who. O Festival de Woodstock de 1969 é uma excelente referência em termos musicais, pois em apenas três dias conseguiu reunir todo o espírito do movimento Hippie


    Mente Ecológica: Os Hippies amam a Natureza e reconhecem-na como sendo a nossa verdadeira Mãe, pois foi ela que criou o ser humano. Como tal, para demonstrar o seu agradecimento, devotam-se à sua proteção. Usam roupa de tecidos naturais, que não são poluentes, fazem reciclagem, compram produtos que são fabricados com material não poluente e reciclado, usam lenços de papel ao invés de lenços de papel, pois são um enorme gasto de papel e causam desflorestação, de um modo geral, não usam telemóvel e nem vêem televisão, pois além de ser um enorme gasto de energia, é um modo de difusão de violência, de guerra e dos ideais do Capitalismo, que são contra tudo o que os Hippies defendem.


    Vegetarianismo: O movimento defende não somente a Paz e o Amor entre as pessoas, mas também para com todas as formas de vida. Como tal, são grandes defensores dos direitos dos animais, contra o uso de pêlo e das peles e contra o consumo de carne, peixe e mariscos. Ovo-lacto vegetarianismo envolve o consumo de ovos, mel, de leite e dos seus derivados. Um Vegan só consome produtos de origem vegetal. Contudo, com a evolução do mercado alimentar na atualidade, existem alimentos de origem vegetal que substituem todas as proteínas e vitaminas que a carne e o peixe contêm. A partir do leite de soja, já foram criados iogurtes, gelados, pudins, entre outras sobremesas


       Participavam de protestos contra situações que não respeitem a Vida: como a guerras, contra todo o tipo de armas, contra a violência, contra o ódio. Ajuda a campanhas a favor da Paz, que contribuam para combater a discriminação social e pela legalização da Marijuana. A maioria dos seguidores do movimento Hippie tem a opinião que a proibição das drogas prejudica mais ao ser humano do que o seu uso.



     Não frequentavam cabeleireiros: deixavam crescer o cabelo com liberdade. O movimento Hippie é contra a sociedade de consumo e de valorização da imagem, portanto o seu aspecto físico não era considerado uma preocupação e deixavam os seus cabelos crescerem compridos, e os homens usavam barba comprida. Eram naturalistas, preferiam o orgânico e recusavam-se aos produtos químicos. Usavam sabonetes e desodorizantes fabricados a partir de plantas e ervas, estes produtos de higiene estão disponíveis nas ervanárias. Os cabelos em dreadlocks tornaram-se populares no movimento numa vertente mais moderna, pois nos anos 60, não se usavam, sendo exclusivos do movimento Rastafari.

   


      Vestuário Hippie: Indo ao encontro da mentalidade do movimento, o vestuário completa o ciclo e serve como identificação e clarificação dos ideais. Os Hippies têm preferência por roupas fabricadas com tecidos  de plantas naturais, especialmente de cânhamo (é a planta que liberta mais oxigénio e previne a poluição). Guarda-roupas únicos, coloridos, de tecidos leves e naturais, lãs, casacos mexicanos Baja, ponchos coloridos, saias compridas, calças de ganga à boca-de-sino, camisas e camisolas com estampados de cornucópias, com lavagem tye-dye, lenços atados em torno da nuca, coletes, chapéus, as mulheres, geralmente, tendem para o feminismo e não usam soutien, nem maquilhagem e não fazem a depilação. A joalharia Nativo-Americana é muito popular no movimento. O estereótipo dos Hippies andarem descalços é verdade, mas também usam sandálias, botas suaves ou mocassins de pano. Os óculos de sol eram pequenos e redondos, de lentes coloridas. Compras são feitas em lojas de segunda mão, em feirinhas de velharias, em vendedores ambulantes de outras nacionalidades, tudo a preço econômico.




Documentário: Hippies









Nenhum comentário:

Postar um comentário